Filariose
http://www.amaurycoutinho.org.br/filariose/definicao/tratamento.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filariase
FILARIOSE – ELEFANTÍASE
O QUE É:
A Filariose é uma doença causada por parasitas (Wuchereria bancrofti eBrugia malayi) é transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti e Brugia Malayi.
As larvas do parasitas, as microfilarias são encontradas no sangue do indivíduo e são ingeridas por animais que se alimentam de sangue. Após passar parte do seu ciclo vital no organismo desses insetos (mosquitos) as microfilarias são transmitidas a pessoas sadias atravéz de picadas. A microfilarias se alojam nos vasos linfáticos do indivíduo, principalmente nos braços e pernas. Quando adultas as larvas fêmeas se reproduzem em milhares de larvas.
QUADRO CLÍNICO: PODE SER ASSINTOMÁTICO, COM INCUBAÇÃO POR VÁRIOS MESES.
Os sintomas inicias são: prurido no local da picada, relacionados com a inflamação dos vasos linfáticos: febre alta e calafrios. Conforme a doença se desenvolve, a presença de vermes adultos nos vasos linfáticos causa obstrução dos mesmos impedindo o fluxo normal da linfa, com o acumulo de liquido os membros afetados sofrem edema, engrossamento e hipertrofia. Os membros mais afetados são pernas e braços assim lembrando pernas de elefante por isso o nome genérico da doença: Elefantíase.
DIAGNÓSTICO:
Busca direta por microfilárias por meio de exames de sangue, busca por vermes adultos por meio de biópsias linfonodais, sorologia (ELISA e pesquisa anticorpo IgG-4), diagnóstico molecular(presença de linfócitos na urina), exames de imagem que é a linfocintigrafia (exame contratado dos vasos linfáticos).
TRATAMENTO:
Aplicação de Dietilcarbamazina(DEC) e Ivermectina. A DEC é usada para matar as microfilárias adultas, e a Ivermectina as ninfas.
A cirurgia também é usada para a retirada de Microfilárias adultas quando o tratamento com DEC é ineficaz.
A