Trabalho decente
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JAQUELINE GONÇALVES RIBEIRO
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Euclides da Cunha
2011
JAQUELINE GONÇALVES RIBEIRO
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Trabalho apresentado ao Curso de Serviços Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para disciplinas, Direito e Legislaçao Social, Trabalho Profissional I, Politicas Sociais II e Planejamento Social. Orientador: Prof(a). Edna Braun, Jossan Batistuti, Rodrigo Zambon e Sirlei Fortes de Jesus.
Euclides da Cunha
2011
INTRODUÇAO
O estudo aprofundado das temáticas da profissão se torna de suma importância na formação profissional do Assistente Social, no que diz respeito a uma intervenção especifica com o intuito de promover uma intervenção profissional que venha a se diferenciar. No decorrer desse estudo serão pautadas as principais conquistas e evoluções na proteção da criança e adolescente, onde serão abordados a importância do Estatuo da Criança e do Adolescente – suas lei, decretos, normas e resoluções. O papel do Conselho da criança e do Adolescente, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, entre outros pontos.
DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
A instituição familiar é o mais antigo meio de organização e hierarquia de que já se ouviu falar desde os primórdios, composta basicamente de pai, mãe e filhos. Para muitos tal instituição não de delimita a simples laços consanguíneos, porem a afetividade e sentimentos.
A família é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência de desenvolvimento e da proteção integral dos filhos e demais membros independentes do arranjo famílias ou da forma como vem se estruturando. É a família que proporciona os aportes afetivos e, sobretudo, matérias necessários ao desenvolvimento e bem estra dos seu componentes. (KALOUSTIAN, 1994, P. 11-2)