lei da xii tabuas
Docentes: Engª Mara Pereira, Prof.ª Dr.ª Isabel Sousa, Prof.ª Anabela Raymundo.
Relatório do trabalho prático nº 2
Determinação da Viscosidade em Fluídos Newtonianos e
Fluídos Não Newtonianos
Trabalho Realizado por:
Francisca Neves nº 20244
Isaías Varela nº 20548 João Pedro Diogo nº 19250
Mariana Sales nº 20270 Sandra Santos nº 17484 Resumo e Objectivos
Neste trabalho prático queremos estudar e comparar o comportamento dos fluídos newtonianos e não-newtonianos, determinando a viscosidade do nosso produto alimentar, a polpa de tomate, atravéz do seu índice de escoamento (n) e consistência (k). Para tal realizámos um teste no Reómetro.
Estes parâmetros foram depois usados para descrever o escoamento deste fluido não-newtoniano através da lei da potência em função da tensão ou da viscosidade aparente.
Também foi realizado um teste empírico no consistómetro de Bostwick para verificar a consistência da polpa de tomate. Introdução Teórica A viscosidade (η) de um dado fluído é a propriedade física que traduz a resistência desse material ao escoamento, constituindo assim uma medida do seu atrito interno.
Fluido Newtoniano - sempre que se aplica uma tensão tangencial o fluido começa a escoar com uma taxa de deformação (𝛾•) proporcional à tensão (τ) aplicada.
Fluido não-newtoniano - é um fluido cujas propriedades são diferentes dos fluidos newtonianos, mais precisamente quando a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional a taxa deformação
Lei de Newton - a constante de proporcionalidade representa a viscosidade dinâmica do fluído (η).
Neste trabalho só será abordado o teste de viscosidade do fluido não newtoniano, que será a polpa de tomate.
Assim sendo existem inúmeras características específicas a que devemos atender: