laringectomia supraglotica horizontal
Resultados da laringectomia horizontal
Supraglottic horizontal laryngectomy outcome
RESUMO
ABSTRACT
Introdução: O câncer supraglótico pode ser removido por meio da laringectomia horizontal supraglótica (LHSG), obtendo-se bons resultados oncológicos e funcionais. Objetivo: Avaliar os resultados em um grupo de pacientes consecutivos submetidos à LHSG.
Métodos: Entre 1997 e 2007, 13 pacientes tratados por carcinoma espinocelular (CEC) de supraglote e base de língua por meio da
LHSG foram retrospectivamente estudados. Resultados: Houve oito pacientes estadiados como T2 e cinco como T3. Dentre eles, três pacientes apresentavam pescoço clinicamente negativos.
Todos os pacientes foram submetidos à LHSG. Em oito pacientes, realizou-se esvaziamento cervical bilateral e, em quatro, esvaziamento cervical radical ipsilateral e jugular contralateral.
Radioterapia adjuvante foi feita em todos os pacientes. O seguimento variou de 12 a 60 meses. A sobrevida específica para a doença e o controle loco-regional a cinco anos foram de 69,2%.
Todos os pacientes obtiveram resultados funcionais próximos ao normal após o tratamento. Uma mediana de 16 dias (7–60) foi necessária para a aquisição de uma dieta próxima do normal. A decanulação levou uma mediana de 17 dias (8–65). Não houve caso de aspiração persistente. Não houve traqueostomia permanente nem laringectomia total por razões funcionais.
Conclusão: A LHSG permanece sendo uma alternativa terapêutica adequada para o CEC supraglótico. O restabelecimento de boa função laríngea é a regra.
Introduction: Supraglottic cancer can be removed by horizontal supraglottic laryngectomy (HSGL) obtaining good oncological and functional outcome. Objective: To evaluate the outcome in a group of consecutive patients undergoing HSGL. Methods: Between
1997 and 2007, 13 patients treated for supraglottic and base of the tongue squamous cell carcinoma (SCC) with HSGL were
retrospectively