Carga e descarga de um capacitor
Rojai. André
FSC250 – Física Teórica e Experimental 4
Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
E-mail: rjai.neto@terra.com.br
Resumo. Analise da carga e descarga de um capacitor calculando os parâmetros de interesse.
Palavras chave: Capacitor, descarga, resistência interna.
Introdução
Um capacitor é um dispositivo formado por duas placas isoladas uma da outra que armazena energia elétrica e energia. Quando um capacitor está carregado, as placas contêm cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos. Entretanto, dizemos que a carga de um capacitor é q, o valor absoluto da carga de uma das placas. Como as placas são feitas de material condutor, são superfícies equipotenciais: todos os pontos da placa de um capacitor estão no mesmo potencial elétrico. Além disso, existe uma diferença de potencial entre as duas placas. A carga q e a diferença de potencial V de um capacitor são proporcionais:
A constante de proporcionalidade C chamada de Capacitância do capacitor; o valor de C depende da geometria das placas, mas não depende da carga nem da diferença de potencial. A capacitância é uma medida da quantidade de carga que precisa ser acumulada nas placas para produzir certa diferença de potencial. A unidade de capacitância no SI é o coulomb por volt.
Um farad é frequentemente apresentado em submúltiplos, como microfarad (1µF) ou pico farad (1µF).
Procedimento Experimental
Com o uso de dois voltímetros, um analógico e outro digital, monte um circuito para monitorar a carga e descarga de dois capacitores com 100µF e 1000µF, e registre com um cronometro durante 7 minutos o tempo de descarga do capacitor na resistência interno dos dois voltímetros. Após faça um gráfico de E x t em papel milimetrado. Depois utilize um resistor no circuito e monitore a descarga num multímetro digital.
Resultados e Discussão
Voltímetro analógico com escala 30 V e capacitor de 1000µF
E (V) t (s)
15