O que é sociologia
A revolução industrial, um dos principais eventos responsáveis pela instalação do capitalismo na Europa, gerou uma série de acontecimentos nunca antes vivenciados pela humanidade. A conversão de massas populacionais rurais em massas de simples trabalhadores assalariados foi um evento que afetou uma parte considerável do ocidente europeu, consolidando o capitalismo como sistema predominante. Países como a Inglaterra, por exemplo, perdeu grande parte da população rural e passou a concentrar sua população nas grandes cidades industriais em cerca de apenas 80 anos.
Mediante a todas essas mudanças drásticas, algumas pessoas passam a analisar o novo modo de vida que o capitalismo passa a impor dentro da sociedade, dando origem a sociologia. Situações de miséria no campo, aumento da prostituição, suicídio, alcoolismo, violência e surtos de doenças passam a ser fatos presentes no meio social analisados por essa nova ciência social em que viviam as pessoas dentro das grandes cidades da época.
Para analisar essas novas situações, a sociologia tentava analisar o que estava acontecendo nesse contexto histórico, procurava extrair orientações para modificar a sociedade e o pensamento da população trabalhadora que passar a ser chamada de proletariado.
A opressão da elite sobre o proletariado foi um dos temas mais analisados pelos pensadores da época, onde os trabalhadores enfrentavam antas cargas de trabalho e tinham salários baixíssimos e poderiam ser acabar sendo substituídos por maquinas. Dessa forma, a sociologia procura entender a sociedade para que se tenha progresso na forma de pensar, resultado das novas maneiras de produzir e viver.