Carga e descarga de capacitores
[pic]
DISCIPLINA
FÍSICA EXPERIMENTAL II
Experiência: Carga e descarga de capacitores
Milena Souza
Rafael Santana
Lucas Vargas
Vila Velha (ES), 08 de junho de 2011
OBJETIVO
Levantar as curvas características de carga e descarga em capacitores e determinar a capacitância dos capacitores através das curvas de carga e descarga.
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Um capacitor tem a propriedade de armazenar cargas elétricas. A relação entre a capacitância do capacitor C, a carga Q armazenada e a tensão V apresentada entre as placas é:
Q = C.V(1)
A capacidade de armazenar cargas de um capacitor, capacitância, está associada à geometria do capacitor e à constante dielétrica do meio isolante usado entre as placas. Neste experimento o capacitor é do tipo eletrolítico, com alta capacidade. Este tipo de capacitor apresenta polaridade e deve ser conectado ao circuito respeitando as indicações impressas no corpo do componente (um sinal + ou - associado ou não a uma seta).
Para garantir que o experimento fosse feito com sucesso, calculamos a resistência adequada para cada capacitor através da equação: ז = RC(2)
A partir daí foi possível calcular a correte máxima que passará pelo circuito através da equação: V= R. i(3)
CIRCUITO
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a execução das atividades foram observados os procedimentos sugeridos no roteiro e também as observações dadas pelo professor.
Carga no Capacitor: 1. Montou-se o circuito ilustrado acima, com um curto-circuito sobre o capacitor ( para garantir o instante inicial(t=o), indefinidamente; 2. Regulou 12V na fonte( foi verificado se o capacitor usado suportava tal tensão); 3. Mediu-se a corrente e a