Sociologia: organização ou revolução
Aluno: Caio Jeffesson Disciplina: Sociologia Curso: Direito 2º semestre Professora: Simone Gadelha
Aluno: Caio Jeffesson Sales Curso: Direito - 2º Semestre Disciplina: Sociologia Professora: Simone Gadelha Sociologia: revolução vs. Organização.
Introdução
Em todo o decorrer desta obra, Carlos Martins deixa claro, fundamentou o objetivo que é transmitir a maior lucidez de como surgiu a necessidade de pensar no convívio da sociedade, pois mesmo o ser humano, já trazendo consigo essa característica de “ser social”, apreende necessidade de estuda-la para que eventuais desavenças possam premeditarmente (quem sabe), serem inabilitadas.
Apresentação do assunto
A sociologia como estudo da sociedade surge com a decadência dos meios organizacionais utilizados no período feudal, tendo como impulsionadoras duas revoluções (Revolução francesa e Revolução industrial) que trouxeram manifestações sociais inéditas, com isso, a necessidade de as compreende-las.
Resumo da obra
A simples introdução de máquinas no sistema de produção foi às consequências que essas mudanças trouxeram. As emigrações do campo para as cidades se caracteriza como a principal influencia para a criação desta ciência, pois, foi por estas que iniciaram as desigualdades onde, destacava-se de forma negativa o “proletariado”. Esta nova classe era diariamente explorada pelos donos das indústrias que pagavam valores insignificantes por cansativas 16 horas de trabalho diário.
Divergências à parte, as diferenças sociais entre a classe dominadora e a classe dominada foram às estudadas, sendo que o objetivo dos estudiosos foi de resolver tais problemas. Avaliar a sociedade, como dito antes foi um avanço já que não existiam antecedentes que faziam nascer a necessidade de