sindrome de down
O corpo humano é formado por pequenas células que só podem ser observadas com a ajuda de aparelhos que aumentam muitas vezes os objectos, chamados microscópicos. Dentro destas células, existem umas estruturas em forma de pauzinhos, chamadas cromossomas. Cada célula tem 46 cromossomas. Por qualquer razão inexplicável, nas crianças com Trissomia 21, há um erro de formação e todas as células em vez de ficarem com os 46 cromossomas habituais aparecem com mais um, portanto 47 cromossomas. Pensa-se que este erro ocorre durante a divisão das células do ovo ou do esperma, ou durante a fertilização.
Este pequeno “pauzinho” a mais, altera o desenvolvimento normal do corpo e do cérebro. Pensa-se que cerca de 160 a 180 bébés nascem todos os anos em Portugal com esta doença, perfazendo no total aproximadamente 15000 pessoas. Há 3 tipos de Trissomia 21. Cerca de 95% são Trissomias Livres. Cerca de 4% têm Translocação, em que o cromossoma 21 se parte e fica agarrado a outro cromossoma. Cerca de 1% têm Mosaico, em que só algumas células têm Trissomia 21.
Cerca de 80% dos bebés com Trissomia 21 nascem de mães abaixo dos 35 anos de idade. Só 1 em cada 400 bebés de mães acima de 35 anos tem este síndrome.
2. Como é a personalidade As crianças/pessoas com Trissomia 21 são diferentes umas das outras. São muito diferentes na personalidade, modo de aprender, inteligência, aparência, humor, sensibilidade e atitudes. Os seus passatempos favoritos variam de pessoa para pessoa, que vão desde a leitura à jardineira, do futebol à música, etc..
As crianças com Trissomia 21 parecem-se mais com as suas famílias do que entre elas. Possuem uma lista completa de emoções, atitudes, brincadeiras imaginativas, e crescem até atingirem vidas independentes ou com um leque muito variado de necessidades de apoio. Criar uma criança com Trissomia 21, pode não ser muito fácil, mas é um desafio que pode encher a vida de delícias inimagináveis. Não se