Tipo De Trauma
Trauma laríngeo
Introdução
A laringe é essencial pra manutenção da respiração, fonação e proteção da via aérea, portanto um trauma nessa região pode ser devastador. Os traumas laríngeos são raros e apresentam somente 1/30000 casos nos atendimentos de emergência (USA) e 1% de todos os traumas contusos. Predomina em homens adultos jovens.
Protocolos padronizados foram desenvolvidos para guiar uma avaliação precisa e identificação de lesões que requerem intervenção cirúrgica. Diagnóstico e tratamento precoces são primordiais para prevenir conseqüências desastrosas.
Mecanismos de proteção da laringe
1. Estrutura laríngea de cartilagens hialinas móveis, com relativa elasticidade.
2. Músculo esternocleidomastoideo: proteção lateral.
3. Coluna vertebral: proteção posterior.
4. Mobilidade laríngea: o movimento vertical e lateral permite que a laringe “fuja” do trauma. 5. Flexão cervical: contato mento-esterno com a interposição mandibular, associado à elevação dos ombros com proteção das cinturas escapulares.
6. Crianças - têm pescoço mais curto, laringe mais alta e mais flexível sendo menos propensas a fratura laríngea.
Tipos de traumas
I. TRAUMAS FECHADOS
São os mais freqüentes dos traumas de laringe, corresponde a 80 a 85% dos traumas de laringe. A principal causa é acidente de automóvel, com o mecanismo clássico de hiperextensão cervical com trauma contra alguma parte saliente. Pode ser prevenido com o uso de cinto de segurança de três pontos.
Causa menos importante são quedas, agressões, tentativa de suicídio, e esportes como karatê, rúgbi e baseball.
Lesões laríngeas
1. Comoção laríngea - manifestações locais e sistêmicas sem lesão macroscópica importante. Porém não menos graves, visto que um trauma em região de membrana tireohioidea pode desencadear estímulo bulbar provocando laringoespasmo, síncope e até parada cardíaca.
2. Contusão laríngea - secundária a traumas moderados, inexiste fratura ou luxação.Podem ser:
• pré-laríngeas -