RADIOTERAPIA
Objetivo
O objetivo deste trabalho é tentar esclarecer o que é radioterapia, os tipos e qual sua importância no tratamento de câncer de laringe. Apesar de ser utilizada em quase todos os tipos de câncer.
Introdução
A radioterapia é um tipo de tratamento utilizado para quem sofrem com diversos tipos de câncer, que tem como objetivo a destruição de células com tumor através de altas doses de radiação e ao mesmo tempo impedindo o seu crescimento. Muitos pacientes com câncer são submetidos à radiação durante o tratamento da enfermidade. Existem vários equipamentos sofisticados inspirada na tomografia computadorizada que emite radiação com intuito de distribuir doses menores ao redor do corpo, tentando assim focar a radiação no tumor e minimizando as regiões vizinhas.
Nesse artigo vamos relatar o tratamento do câncer de laringe, que são os mais comuns e atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores e 2% de toda doença maligna, sendo que 2/3 desses tumores surgem na cordas vocais e 1/3 acontece na laringe supraglótica, ou seja, acima das cordas vocais. 2
História
A Radioterapia surgiu no final do século XIX na seqüência da descoberta dos raios- X, por Roentgen em 1895, e do rádio, por Marie e Pierre Curie em 1898.
Wilhelm Conrad Roentgen [1]
Casal Curie radioterapia [2]
A radiação foi uma das primeiras vias de tratamento do cancro, tendo sido realizado o primeiro tratamento com sucesso em 1898. Nessa época utilizavam- se doses elevadas num único tratamento, o que acabou por provocar muitas complicações. Entre 1920 e 1940, os estudos realizados procuraram avaliar os efeitos da radiação nos tecidos e iniciou-se o fracionamento de dose (dividindo a dose total de tratamento em várias frações).
Em 1952, realizou-se o primeiro tratamento com uma unidade de cobalto-60 e em meados dos anos 50 desenvolveram-se aceleradores lineares para tratamento dos tecidos mais profundos e menos dispersão de