RESUMO MIOPIA EM MARKETING
Lajeado, Maio de 2014
Miopia em Marketing
Theodore Levitt, um economista alemão radicado nos Estados unidos, professor da Faculdade de Administração da Universidade de Harvard, é hoje um dos nomes mais conceituados em marketing. O texto Miopia em Marketing explica um fenômeno que praticamente todas as empresas já passaram.
Propósitos Fatídicos
A falha esta na cúpula, na forma de pensar e agir dos diretores de alto escalão das empresas. As empresas ferroviárias do começo do século passado tiveram problemas, pois se consideram empresas do setor ferroviário, ao invés do setor de transportes. Preocuparam-se demais com o seu produto, e deixar de tentar solucionar a necessidade do cliente.
O setor de Cinema de Hollywood sofreu uma dura crise quando foram lançados os aparelhos televisores, por julgarem estar no ramo cinematográfico, encaravam a TV como uma ameaça, ao invés de se enquadrarem no ramo de entretenimento e considerarem a TV uma nova oportunidade.
Outros exemplos mostram claramente que uma empresa voltada ao cliente terá mais sucesso que alguma voltada ao produto. As empresas E. I. DuPont de Nemours & Company e Corning Glass Works, ambas dotadas de grande capacidade técnica, mas isso não garantia seu sucesso, ele é devido por se preocuparem com o cliente, e sua real necessidade.
Erros de analise
No caso do Cinema e das companhias ferroviárias, o posicionamento foi o erro, se limitar a fazer filmes e locomotivas foi o grande erro delas, não considerar a busca pela solução ao cliente, que ainda demanda entretenimento e transporte, que prejudicou esses setores de rápida expansão.
Do auge à Obsolescência
È impossível citar um único setor importante que em alguma época não tenha merecido o titulo de “setor de rápida expansão”. A força do setor estava na superioridade do seu produto, parecia que nada podia combate-lo.
Lavagem a seco: foi um setor com