Resumo Miopia Em Marketing
O autor aborda vários exemplos de empresas que não souberam definir corretamente seu ramo de negócio, por se preocuparem demasiadamente com o produto de sua empresa, ao invés de se preocuparem com a real necessidade do seu cliente.
O mercado possui um processo de evolução continua, com objetivo de atender cada vez melhor suas necessidade e expectativas. Através dos exemplos mencionados, fica nítido que “não existe setor de rápida expansão, há companhias organizadas e dirigidas de forma a aproveitar as oportunidades de expansão.”
Como um dos exemplos brilhantes de como atender as necessidades do mercado, o autor menciona Ford, como um gênio do marketing. Ele criou um sistema de produção em massa para reduzir custos e assim conseguir vender milhões de automóveis. “A produção em massa foi o resultado e não a causa dos preços baixos.”
As necessidades dos consumidores estão em constante mudança, porém não estão necessariamente ligadas ao aperfeiçoamento do produto. O exemplo clássico é da “indústria de chicotes para carruagens, não haveria aperfeiçoamento do produto que pudessem salva-los da condenação à morte. Se entretanto esse negócio se tivesse definido com parte do setor de transporte e não da indústria de chicotes para carruagens, talvez tivesse sobrevivido. Teria feito aquilo que sempre acompanha a sobrevivência, isto é, teria mudado.”
Em síntese os empresários precisam entender que um setor de atividade representa um processo de atendimento do cliente e não de produção de bens. Para atrair esses clientes, toda empresa deve ser considerada um organismo destinado a criar e entender a clientela.