Resumo Miopia em Marketing
CURSO: Administração
CAMPUS: Chapecó
DISCIPLINA: Introdução à Administração
PROFESSOR: ESTUDANTES:
SEMESTRE: 1º DATA: 07/10/2013
Miopia em Marketing
Theodore Levitt
O texto miopia em marketing se trata de uma crítica às empresas focadas no produto que produzem e não no mercado, seus clientes. E também destaca a ilusão das empresas com os setores de rápida expansão, demonstrando que qualquer setor de rápida expansão pode aparecer como desaparecer facilmente, por que é uma ilusão.
Levitt cita vários exemplos de empresas que se iludem com os “setores de rápida expansão” e os que se focam demais no seu produto, demonstrando os perigos nesse tipo de estratégia.
Ele destaca que qualquer empresa deve se focar totalmente nas necessidades de seu cliente, se preocupar em ganhar e fidelizar clientes. Um exemplo disso são “os setores de rápida expansão”, todo e qualquer setor já foi um dia de rápida expansão, e eles se tornam lucrativos não pelo produto em si, como algumas empresas pensam, mas sim por que o produto foi eficiente em atender as necessidades dos clientes. Sendo assim, qualquer setor pode sofrer uma expansão, desde que se foque no cliente.
Ele mostra vários exemplos de setores, empresas que deram errado justamente por ter o foco no produto, para ele os administradores devem ter uma visão muito ampla de mercado. Não devem enxergar a empresa como uma simples fabricante de “x” produto, e sim vê-la como parte de um mercado. Um bom exemplo são as estradas de ferro, que perderam espaço no mercado não por deixarem de ser úteis, já que o mercado só cresceu, mas por que falharam em ver que seu nicho eram os transportes e não as estradas de ferro, os automóveis e caminhões se mostraram mais eficientes que as estradas de ferro por que se focaram nos clientes.
Também fala da ilusão que o mercado cria sobre um produto que está em crescimento, faz com que os empresários criem um ciclo