na temm
. do Descobrimento a Abolição
. da Republica a campanha política da Aliança liberal
. da Revolução de 1930 em diante
1888; Lei Aurea aboliu a escravidão no Brasil; a lei trabalhista mais importante ate hoje promulgada no Brasil.
1889; proclamação da Republica; começa o segundo período.
1922; Em São Paulo foram criados os Tribunais Rurais, sobre a presidência do Juiz de Direito e que, repetindo a experiência anterior, ainda de São Paulo. Em 1911 marcaram o primeiro esforço de criação da Justiça do trabalho no Brasil.
1923; Abre-se o capitulo da Previdência Social de caixas de Aposentadoria e Pensões, atingindo, inicialmente, os trabalhadores ferroviários, marítimos e, assim, sucessivamente.
1927; Foi promulgado o Código de Menores.
1930; Ascenção de Getúlio Vargas. Inicio da fase contemporânea do Direito do trabalhador brasileiro.
A primeira medida relevante, nesse setor foi a criação do ministério do trabalho, Industria e comercio.
No Brasil, o direito do trabalho teve origem as produções das normas trabalhistas em sua quase totalidade deveu-se as fontes heterônomas. 2. CONSTITUIÇÕES BRASELEIRAS
1824; a primeira constituição do Brasil, não tratou diretamente da questão trabalhista apenas aboliu as corporação de oficio. Esse período foi marcados pela falta de associações profissionais, pela inexistência de proletariado e de lutas.
1891; essas constituição liberal e individualista, prepara sobre influencia das ideias dominantes no Brasil. Nela nenhum principio foi entalecido quando a proteção ao trabalho e ao trabalhador, apenas firmava-se na concepção da soberania da vontade individual, cabendo ao trabalhador a defesa de seus interesses sendo