problemas energeticos e fontes de energias alternativas
Introdução
Os combustíveis fósseis são uma fonte finita de energia e ainda assim a mais usada na economia atual. Seu uso se mostra contra-producente não apenas no quesito quantidade, mas também na sua característica de eliminação de diversos gases poluentes com sua queima.
A solução mais aceita é a utilização dos biocombustíveis renováveis. Estes são fontes que podem ser produzidas por um tempo extenso e causam um impacto ambiental reduzido quando comparado aos combustíveis fósseis.
Para um desenvolvimento sustentável é indispensável que se preocupe com a degradação ambiental e o rendimento dos combustíveis. Não basta que este seja ecologicamente correto, também deve ser economicamente viável. A busca por novas fontes encontra diversos caminhos para a produção de energia e viabiliza um desenvolvimento como o pretendido e exigido por uma população moderna.
Referencial Teórico
Energia é um ingrediente essencial para a vida na sociedade moderna. . Nas sociedades primitivas seu custo era praticamente zero. A energia era obtida da lenha das florestas, para aquecimento e atividades domésticas, como cozinhar. Aos poucos, porém, o consumo de energia foi crescendo tanto que outras fontes se tornaram necessárias.
No ano de 2003, quando a população mundial era de 6,27 bilhões de habitantes, o consumo médio total de energia era de 1,69 tonelada equivalentes de petróleo (tep) per capita. Uma tonelada de petróleo equivale a 10 milhões de quilocalorias (kcal), e o consumo diário médio de energia é de 46.300 kcal por pessoa.
Os padrões atuais de produção e consumo de energia são baseados nas fontes