Introdução de Platão
O presente trabalho objetiva discorrer acerca da vida e obrade Platão, conhecido como um dos maiores filósofos da antiguidade e por sua forte influência no pensamento ocidental. Kelsen (2001,p.13) define Platão: “ [...] como a mais importante personalidadeintelectual,que buscou conhecer o que seja a justiça”, por isso urge conhecer em que consiste a doutrina filosófica platônica, bem como a dimensão da influência de seu pensamento filosófico sobresua posteridade. O conhecimento a respeito deste grande pensador desponta como fator importante na definição de imprescindíveis conceitos como justiça e sabedoria.
. O percurso do trabalhoproposto levará em questão a história de Platão, bem como suas obras e a teoria de suas ideias. A estrutura do trabalho constará de fundamentação teórica, permeada de informações acerca da vida eobra do filósofo supracitado, seguida de uma reflexão clara e concisa acerca de uma citação do grande Platão, visando explicá-la e analisá-la à luz de algumas concepções modernas e conclusão.
Biografia
Este importante filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente afilosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
Filho de uma família de aristocratas, começou seus trabalhos filosóficos após estabelecer contato com outro importante pensador grego: Sócrates. Platão torna-se seguidor e discípulo de Sócrates. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as ideias e pensamentos socráticos. Convidado pelo rei Dionísio, passa um bom tempo em Siracusa, ensinando filosofia na corte.
Ao voltar para Atenas, passa a administrar e comandar a Academia, destinando mais energia no estudo e na pesquisa em diversas áreas do conhecimento: ciências,