Educação especial
Nome:
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Atividade acadêmica: Ciências Sociais e Cúrriculo
Data:
Neste trabalho podemos ver um pouco da prática pedagógica de uma professora de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de São Leopoldo. É uma turma aparentemente calma, com apenas 25 alunos, é reduzida por ter um aluno com necessidades especiais. A escola recebe alunos do 1º ao 6º ano.
Primeiro Protocolo
1. Data: 06/10/2014 – 2 horas/aula observadas - História
2. Série: 5º ano do Ensino Fundamental
3. Conteúdos trabalhados: Movimentos sociais
4. Recursos utilizados: texto xerocado, caderno, caneta e lápis.
5. Desenvolvimento geral da aula:
a) Apresentação dos conteúdos, ou seja, como que o professor contextualiza os conteúdos de História e Geografia no que tange a realidade da escola e dos alunos;
b) Que atividades propõem na e para a discussão dos conteúdos abordados;
c) Como que os alunos percebem os conteúdos trabalhados e de que forma conectam se é que conectam com a sua realidade, por exemplo: há situações que o aluno participa? Como participa? Questiona? Manifesta interesse? Perde o interesse?
A professora iniciou a aula perguntando quem havia feito o tema da aula passada, depois deste primeiro momento de retoma de outro conteúdo, ela entrou com a matéria do dia, movimento sociais marcantes na história. Primeiramente ela explicou o que significa esses movimentos sociais.
Em seguida leram um pequeno texto sobre alguns movimentos mais conhecidos na história, como por exemplo a Greve Geral de 1917, foi uma das mais comentadas e discutidas entre outras.
A professora utilizou o texto para ver a leitura do alunos, e cada um lia uma frase, o texto era pequeno, então para que todos lessem uma a leitura se repetiu.
Após essa dinâmica de leitura, uma breve discussão do assunto, a professora passa algumas perguntas no quadro, para serem copiadas e respondidas no caderno. Os alunos poderiam naquele