Fisiologia
Células da mácula densa: Baixa concentração de sódio faz com que aumente a secreção da renina.
6) Um mecanismo de auto-regulação do fluxo sanguíneo renal, é o mecanismo miogênico. Esse aumenta a resistência da arteríola, compensando assim a elevação da PA. Aumentando a PA a parede vai se distender e o vaso se contrai.
1) A barreira que separa o plasma, no capilar glomerular, do ultrafiltrado na cápsula de Bowman é a membrana basal (filtrante).
4) Osmolaridade: Quando ela aumentar, a liberação do hormônio anti-diurético também vai aumentar, para que não perca água.
Pressão arterial: Quando estiver baixa vai estimular o ADH, para aumentar a reabsorção de água e consequentemente do sódio.
9) Eliminar substãncias tóxicas como a uréia e creatinina;
Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio;
Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;
Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;
Produção de hormônios: eritropoietina, renina, vitamina D.
Produção de urina para exercer suas funções excretórias.
5) O ADH aumenta a permeabilidade de água no ducto coletor medular, ducto coletor cortical e no final do túbulo distal.
Regula volemia e osmolaridade.
8) A estimulação simpática causa vasoconstricção e atua em maior proporção na artéria aferente. Ela diminui a perda de líquido e aumenta a sua reabsorção. Os vasos vão se fechando, a PA vai diminuindo e o fluxo renal do sangue diminui.
2) A reabsorção renal do sódio ocorre no ramo ascendente da alça de Henle, no túbulo contorcido distal e no ducto coletor cortical e medular. Ele promove a criação de novos canais de sódio na membrana luminal e de novas bombas sódio-potássio na membrana basolateral, desse modo vai reabsorver sódio e secretar