Introdução a Filosofia - Platão e Pré-Socráticos
Kalokagathia, palavra que possuí sua origem em duas outras, “Kalos”, é a bondade, nobreza, beleza e “Agathos”, que descrevia a ética ou a bravura de uma pessoa. Kalokagathia é o conceito Grego que significa literalmente belo e bom, ou belo e virtuoso. É a moral retirada da poesia Grega que atribui valor extremo ao sujeito. A poesia Grega não possui uma “doutrina comum” no que diz respeito ao comportamento dos homens, até mesmo os deuses não possuem ou fornecem doutrinamento e, ou, regras aos homens. O grande valor atribuído ao indivíduo é caracterizado nos trabalhos de Homero através de seus personagens, na epopeia “você é o que você faz”, isto é, não existe uma regra escrita comum que vai reger o público, o cidadão. Os personagens agem pela sua própria vontade e são regidos pela sua própria moral, seu próprio entendimento do que deve ser feito e da razão em tomar tais atos. Mais tarde na cultura Grega surge a poesia de Sólon, também conhecida como “poesia doutrinária”. Sólon é o primeiro pensador da cultura Grega que traz a idéia de uma lei comum. Ele escreve princípios doutrinadores da ação pública, do cidadão.
4- Quais as características distintivas do Platonismo/Socratismo em relação as doutrinas Sofisticas?
Segundo Platão/Sócrates, a verdadeira realidade não é a dos sentidos, mas a abstrata, aonde existem os objetos verdadeiros. Ele diz que o conhecimento nada mais é do que recordação. Para Platão o mundo das idéias é o mundo real, eterno. O mundo fisicamente real possui cópias finitas do mundo real, que é o mundo das idéias. Possuir a ciência, o saber, o conhecimento, usar a razão é estar no nível do verdadeiro. A vida ideal só é possível existir se nós pensamos. Platão ainda diferencia o mundo das idéias (saber científico) do mundo dos sentidos (saber prático).
Por outro lado as doutrinas Sofisticas primam por possuírem objetivos práticos como preparar os jovens para a disputa política. São