periodos da filosofia
Neste trabalho irei apresentar o surgimento da filosofia e os principais períodos da filosofia antiga. Passando pelo período Pré-socrático ou Cosmológico, Socrático ou Antropológico, Sistemático e Greco-romano ou Helenístico.
Origem da filosofia
. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Originalmente, todas as áreas que hoje denominamos ciências faziam parte da Filosofia: expressão, no mundo grego, de um conjunto de saber nascido em decorrência de uma atitude.
Na arché da Filosofia também se impôs a busca pela arché do Universo.
Outros filósofos importantes desse período foram Sócrates, Platão e Aristóteles.
Subdivisões da filosofia antiga
Este período se divide em quatro períodos, que acompanham as alterações de pensamento da Grécia Antiga, vista no mundo ocidental como berço de sua filosofia. Eles são:
Período pré-socrático
Período socrático Período sistemático Período helenístico
Período pré-socrático
Inicia-se no fim do século VII a.C., pressupostamente com Tales de Mileto e vai até ao fim do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente com a essência do mundo e as causas das transformações na natureza. Por isso, este período é também chamado de período cosmológico, e os filósofos deste período são também denominados naturalistas.
A filosofia pré-socrática se diferencia das explicações mitológicas, pois busca explicar os fenômenos naturais com elementos na própria natureza, podendo assim ser facilmente explicada e facilmete aprendida, pois todas as explicações poderiam ser entendidas, pois qualquer um podia contemplá-las observando a natureza. Os pré-socráticos derrubaram os mitos fantasiosos e os permutaram por explicações plausíveis e prováveis.
Os filósofos pré-socráticos, portanto, se preocupavam