aula pratca
Os meios de culturas são preparações quimicas que possuem em sua formulação, nutrientes necessários para que os microrganismos possam se multiplicar permitindo, entre outras funções, seu estudo e análise. São utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Após a preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, eliminando qualquer organismo vivo contaminante.
Tipos
Quanto à consistência:
Sólido: São preparados a partir da adição, ao meio líquido correspondente, de um agente solidificante (o agar - com uma concentração de cerca de 1.5-2% p/v), antes da esterilização do meio.
Semi-sólido: É obtido através da adição de uma quantidade reduzida de agente solidificante (0.3 a 0.5% de agar). A consistência menos firme destes meios permite a mobilidade de microrganismos que sejam móveis.
Líquido: Contem todos os nutrientes necessários ao crescimento do microrganismo, dissolvidos em água. Uma vez preparado, este pode ser inoculado com uma cultura pura do microrganismo que se pretende cultivar e ser colocado a incubar em condições óptimas (temperatura e arejamento) para o crescimento do microrganismo
Quanto à função:
Enriquecedor
Seletivos
Diferenciadores
Manutenção
Quanto à natureza:
Animados
Inanimados
De acordo com a finalidade bacteriológica ou micológica os meios especiais podem ser classificados em:
Meios de pré-enriquecimento: Usado para análise de material desidratado, ou para favorecer a recuperação de organismos danificados, permitindo a recuperação da célula antes da inoculação em meios seletivos. Ex: Água peptonada e caldo lactosado (isolamento de salmonela de leite em pó);
Meios de Enriquecimento: Proporcionam nutrientes ao crescimento de