pneumonia
Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão, afetando especialmente os alvéolos, associada a febre, sintomas no peito e falta de espaço aéreo em uma radiografia de tórax. A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas. Os agentes infecciosos são: bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Podem ser classificada em :
• Pneumonia adquirida na comunidade;
• Pneumonia adquirida no hospital;
• Pneumonia no hospedeiro imunocomprometido;
• Pneumonia por aspiração.
Pneumonia – Fisiopatologia:
Os pulmões, são projetados para realizarem, principalmente, a troca gasosa, através da ventilação e perfusão. Para que isto ocorra, durante a respiração o ar é inspirado, passa pelas vias aéreas de condução, onde ocorre essa troca gasosa. A pneumonia começa com uma infecção alveolar, que progride com inflamação e abertura de poros que deixam escapar leucócitos e hemácias da corrente sanguínea para os alvéolos. Isso causa aumento da espessura da membrana e ainda reduz a área total da superfície pulmonar de troca gasosa, causando prejuízo na mesma. É importante para que haja uma troca gasosa eficaz, é a relação entre a ventilação e perfusão adequada. Esta propriedade pulmonar também se encontra anormal na pneumonia quando a relação ventilação/perfusão está diminuída devido à inflamação pulmonar. Assim, o sangue circulante tem uma saturação mais baixa, ou seja, está menos oxigenado oferecendo menos suporte as células do corpo. Quando este processo inflamatório se torna crônico, ocorre lesão tecidual que causa fibrose e cicatrização, prejudicando ainda mais a função respiratória.
Sinais e sintomas:
Os sintomas respiratórios são os mais comuns, incluindo tosse, falta de ar, tosse com catarro, calafrios e dor no peito também podem estar presentes. Os sintomas costumam ser mais inespecífica nos idosos como perda de apetite, confusão mental, desidratação, já que no inicio da doença pode passar despercebido.