pneumonia
PNEUMONIA
Inflamação ou infecção do parênquima pulmonar (zona respiratória – alvéolos), caracterizado por enchimento alveolar por exsudato.
Nome de qualquer agressão alveolar. Antigamente se separava pneumonite de pneumonia.
Não apresenta tosse com secreção.
Caracterizada por enchimento alveolar com exsudato (pus). O pus no alvéolo cria atelectasia (adesiva), porque diminui a função do surfactante e causa fechamento.
Ela gera hipoxemia, porque a área de troca diminui e isso faz com que o oxigênio é comprometido, interferindo também na relação VQ porque o alvéolo não oxigena direito, causando efeito shunt, ou shunt.
Broncopneumonia: de brônquio, e vias aéreas; diz respeito a bronquite.
Apresenta secreção.
Diferença radiográfica de pneumonia com broncopneumonia
A pneumonia, são focais (principalmente as basterianas), restritas a uma região, ela cria consolidação, atelectasia adesiva. Não apresenta tosse com secreção, a tosse é seca. Ela não é transmissível, porque esta no alvéolo, e não tem cílios para levar os agentes biológicos para fora dos pulmões (a única exceção é a tuberculose quando esta atinge os brônquios).
A broncopneumonia, por afetar diversos brônquios, tende a ser difusa na RX, geralmente não causa atelectasia. Tem tosse produtiva com muita secreção. Ela é transmissível pois pode-se propagar o agente biológico.
CLASSIFICAÇÃO
QUANTO AO AGENTE ETIOLOGICO:
biológicos:
Vírus
Bactérias
Fungos
Protozoários
Agentes físicos:
Poeira mineral
Partículas de areia
Exposição a radiação alérgenos QUANTO A PATOGENIA (COMO ELE CONTRAIU)
Inalatória: quando o agente etiológico entra junto com o ar que inalamos.
Aspirativa: quando o agente etiológico entra ate ao alvéolo por meio de liquido ou solido. Ex: agua do mar, broncoaspiração de conteúdo gástrico como o vômito.
Hematogênica: o agente chega por meio do sangue, causado por qualquer infecção que alcance a rede sanguínea que chega nos pulmões contaminando o alvéolo. Comum na sepse