conceito e a importância do Brincar na Educação Infantil.
Turma: 5º AS
Professora: Márcia.
Tarefa: Retirar dos textos abaixo o conceito e a importância do Brincar na Educação Infantil.
Texto Referências Curriculares Nacionais Vol 1:
- Conceito: Brincar é apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade.
- Importância: Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das idéias, de uma realidade anteriormente vivenciada. É durante as brincadeiras que as crianças demonstram os conhecimentos já adquiridos por eles e os conceitos gerais de brincar. Durante as brincadeiras elas precisam de independência na escolha do que vão fazer e o que querem transformar em enredo para sua imaginação. Os professores podem perceber a personalidade e como esta o emocional de cada criança durante uma brincadeira.
Texto Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil Vol 2:
- Conceito: No brincas a fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro.
- Importância: Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro. Brincar constituísse, dessa forma, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. O professor percebe durante as brincadeiras de faz-de-conta o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
Texto O Brincar como um modo de ser e estar no mundo: - Conceito: