Psicologia da aprendizagem
CURSO: BACHARELADO EM PSICOLOGIA
IV SEMESTRE
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PROF. ROBSON SALES
RESUMO
“APRENDIZAGEM COGNITIVA”
KAWANNA SAMANDRA FAÇANHA RIBEIRO SOUZA
ICÓ-CE
MARÇO DE 2015
A aprendizagem cognitiva é um processo que a natureza intelectual é o seu predomínio, mas existem outras atividades que o individuo engloba na sua natureza intelectual que são a percepção, raciocínio, memória e outros. O homem é um ser ou podemos dizer que é um organismo que pensa, sente e atua processando os componentes motores, ideativos e afetivos, como um ato aprendido.
Os componentes motores são predominantemente musculares, os ideativos são em grande parte neurológicos e os afetivos são as partes viscerais principalmente, a aprendizagem do individuo resulta em alguns tipos de mudanças que possam ocorrer no comportamento daquele que está aprendendendo.
A Percepção é a capacidade de perceber o que acontece no meio ambiente através das experiências ou vivencias e também das necessidades que estão presentes, ou seja, as vivencias dela. As suas subjetividades podem também interferir positivamente ou negativamente na percepção do individuo, fazendo com que o funcionamento dos sentidos seja imprescindível para a percepção, na atividade mental.
Os problemas que venham a acontecer com a percepção podem ser muitos, contudo que elas podem ser aumentadas ou diminuídas de acordo com o que se esta querendo transmitir, um fator influenciador a quem está a perceber é a motivação, o individuo recebe a informação depois ele a integra e logo após ele a interpreta suas experiências sensório-perceptivas.
A Atenção é a capacidade de selecionar perceber as intensidades do estimulo, a subtaneidade da mudança para focar sua atenção, assim o individuo seleciona os últimos estilos que recebem, pelo o que se está ao seu redor. Ela é necessária para a absorção de informação externa, a informação de entrada de um determinado objeto ou aspecto da