Pneumonia
Diferentes do vírus da gripe, por exemplo, que é uma doença altamente transmissível, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
RESUMO: Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão que afeta especialmente os alvéolos. Causada, geralmente, pela infiltração de um agente infeccioso, como bactérias, vírus, fungos, parasitas ou por reações alérgicas, mas há uma série de outras causas.
Os sintomas mais comuns da pneumonia são febre de 39°C a 40°C, respiração rápida e curta, suor frio, dificuldade para respirar, tosse com catarro, sendo que em alguns casos de pneumonia, a tosse pode vir seca ou sem catarro, dores no peito ou no tórax, além de vômitos, diarreias e náuseas. Exame clínico e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.
A prevenção inclui vacinação, medidas ambientais, e o tratamento de outras doenças de forma adequada.
A pneumonia bacteriana é tratada por antibióticos e, dependendo do caso, pode ser tratado com internação. Em casos muito graves, uma internação é necessária na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). As medicações podem ser tanto via oral ou por injeções, aplicadas na veia ou no músculo.
HISTÓRIA DA PNEUMONIA:
Os primeiros relatos sobre a pneumonia foram feitos por Hipócrates, o pai da medicina, no ano de 460 a.C. Nestes relatos, Hipócrates refere-se à pneumonia como uma doença “chamada pelos antigos”. Ele também relatou os sintomas básicos que ocorriam no paciente