Períodos da filosofia
Período que crê nos poderes da razão, chamado de As Luzes (por isso o nome iluminismo)
Afirma-se no iluminismo: • Pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política. • A razão é capaz de aperfeiçoar e fazer progredir. • O aperfeiçoamento da razão se realiza pelo progresso das civilizações, que vão das mais atrasadas as mais adiantadas. • Existem diferenças entre natureza e civilização; a natureza é o reino das relações necessárias de causa e efeito ou das leis naturais universais e imutáveis, enquanto a civilização é o reino da liberdade e da finalidade proposta pela vontade livre dos próprios homens em seu aperfeiçoamento moral, técnico e político.
Nesse período a grande interesse pela ciência que se relaciona com a idéia de transformação progressiva e ,por isso,a biologia terá um lugar central no pensamento ilustrado,pertencendo ao campo da filosofia da Vida.A igualmente grande preocupação com a arte ,na medida que ela auxilia no progresso da civilização.
Principais pensadores do período:
Hume,Voltaire,Diderot,Rosseau,Kant,Fichte, entre outros.
Filosofia Contemporânea:
Filosofia contemporânea (ou pós-moderna) é a Filosofia que se encontra no período histórico do final do século XIX até os dias de hoje. Caracteriza-se por uma visão crítica frente a moral, a religião e a ciência. Assim, os filósofos pós-modernos procuram criticar as bases morais da sociedade ocidental, questionar o cristianismo e os abusos da Ciência. Há, também, uma crítica especialmente forte quanto à Política, que sofreu tantas reviravoltas nesse período no Ocidente.
Consideramos como contemporânea a filosofia que se estende, dentro da imprecisão cronológica própria das produções culturais, ao longo da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX. A filosofia contemporânea, nas suas linhas mais fundamentais e características, só podem ser adequadamente