Personagens-capitães da areia
Personagem é qualquer ser vivo de uma história ou obra. Pode ser um humano, um animal, um ser fictício, um objeto ou qualquer coisa que o autor inventar. Também podem ter nomes ou não, e ter qualquer tipo de personalidade.
Capitães da Areia é um livro de autoria do escritor Jorge Amado, publicado em 1937. O romance, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.
É importante ressaltar que a obra não possui um personagem principal. Para indicar um protagonista, o mais apropriado seria apontar o conjunto do bando, ou seja, os Capitães da Areia como grupo. Isso porque as ações não giram em torno de um ou de outro personagem, mas ao redor de todos. Pedro Bala, o líder do bando, não é mais importante para o enredo do que o Sem-Pernas ou o Gato. Pode-se dizer que ele é o líder do bando, mas não lidera o eixo do romance. Daí a ideia de que o protagonista é o elemento coletivo, e cada membro do grupo funciona como uma parte da personalidade, uma faceta desse organismo maior que forma os Capitães da Areia.
Nesse trabalho, procuramos mostrar os personagens do livro e suas características gerais.
PERSONAGENS
• Personagens Principais
Pedro Bala: Era um jovem loiro de 15 anos, que tinha um corte no rosto, fruto da luta em que venceu o antigo comandante do bando. Era o chefe dos Capitães da Areia, ágil, esperto, respeitador e sabia respeitar a todos. Seu pai, conhecido como Loiro, era estivador e liderara uma greve no porto, onde foi assassinado por policiais. Pedro Bala saiu do grupo para comandar e organizar os Índios Maloqueiros em Aracaju, deixando como líder do grupo Barandão. Depois disso ficou muito conhecido por organizar várias greves, como um perigoso inimigo da ordem estabelecida.
Professor: Intelectual do grupo, deu início às leituras depois de um