Meus trabalhos pedagogia
O que é Ciência?
A) Quais são, em síntese, as colocações do autor?
Para ele, a ciência de certo modo, é venerada pelas pessoas, pois a explicação da maioria das coisas se deve a ciência, e o conhecimento adquirido através dela, se torna forte e com um alto grau de certeza. Tudo isso, pelo fato das experiências bem sucedidas que já ocorreram até hoje pelas áreas como física, química e biologia, colocando a ciência a frente de outros tipos de conhecimento, deixando assim, mais poder e autoridade a ela. Mas acontece que o autor não concorda com essa concepção, pelo contrario, ele faz critica a chamada “visão comum da ciência”, como também traça objeções à esta visão examinando brevemente a questão da justificação do método dedutivo.
B) Quais são os pressupostos centrais daquilo que o autor chama de “visão comum da ciência”?
A ciência começa por observações, onde seria necessário elaborar uma lista de vários fenômenos. Essas observações devem ser neutras, ou seja, o cientista deve esquecer todas as idéias e opiniões adquiridas através de seus estudos no decorrer do tempo. A observação deve ser pura. E por fim, após observar vários casos particulares chega-se a uma conclusão, que nesse caso, são as teorias. Isso se denomina Indução.
C) Quais as críticas que o autor faz sobre esta visão comum da ciência?
Ele critica a Indução, pois o fato de ter várias observações, não basta para que se tenha certeza de tal conhecimento. Sempre pode existir uma nova observação que contrariem as outras, falseando a teoria gerada. E alem disso, nem todo conhecimento deriva do processo indutivo, pois há também o processo dedutivo, que é a inversão do processo de indução.
Também critica a investigação cientifica por observações: não há como chegar a uma conclusão sem uma base teórica. Dessa forma, as listas formadas por Francis Bacon, tratam – se de uma ficção. E, por fim, critica a