Filosofia Grega
TRABALHO DE FILOSOFIA
FILOSOFIA GREGA
SUMÁRIO
Introdução 4
Período pré-socrático 5
Principais Filósofos Pré-Socráticos 5
Tales de Mileto 5
Anaximandro de Mileto 5
Anaxímenes de Mileto 5
Heraclito de Éfeso 5
Parménides de Eleia 6
Período clássico 6
Sócrates 6
Platão 7
Aristóteles 7
Período helenístico 7
Contexto histórico (Alexandre, o grande) e definição dos territórios 8
A revolução do helenismo em outros aspectos 8
Estoicismo 9
Epicurismo 9
Ceticismo 9
Conclusão 10
Referências 11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Filosofia grega, mais especificamente sobre suas três etapas, o período pré-socrático, o período clássico e o período helenístico.
São objetivos deste trabalho explicar como se deram os três períodos da Filosofia grega, e citar nomes dos principais filósofos e suas teorias.
Este trabalho está organizado em três partes. Na primeira parte, trataremos sobre o período pré-socrático. Na segunda parte, optamos por abordar o período clássico. E finalmente, na terceira parte, explicaremos o período helenístico.
PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO
O período pré-socrático é o período em que se tem uma nova forma de pensamento, e os pensadores da época começam a buscar a razão da origem, do existir, e não apenas da explicação mítica, o que não significa dizer que a filosofia vem para romper radicalmente com o mito, mas sim para promover o uso da razão no esclarecimento, sobretudo da origem do mundo.
Os precursores da Filosofia foram os pré-socráticos, filósofos que buscavam a origem natural do universo e das coisas através de explicações lógicas e fundamentadas na observação e estudo da realidade; eram, em geral, monistas, ou seja, acreditavam que o universo tinha sido gerado através de um único elemento, ou fenômeno.
Os antigos