filosofia grega
De acordo com as aspirações de raciocínio lógico, matemático e racional, afirma-se que a filosofia é grega. A filosofia grega contribuiu para diversas culturas como a européia, podemos destacar uma contribuição – a lei da gravitação – que afirma que, se um corpo sofrer uma ação, produzirá uma reação igual e contrária, calculada usando elementos da massa, velocidade e tempo. Assim como a ação e reação se deram.
A filosofia teve o seu primeiro conteúdo ao ser criada – a cosmologia. Cosmos – mundo ordenado ou organizado e logia – vinda de logos – significa pensamento racional, conhecimento e discurso racional ou lógico.
A filosofia considerada um “milagre grego” por que surgiu inesperada e espantosamente na Grécia, acontecimento espontâneo e único. Ela se distingue de mito por ser uma indagação lógica e prática da vida. Mito é uma narração, conversa ou discurso.
As viagens marítimas, invenção do calendário e da moeda foram algumas das condições históricas para o surgimento da filosofia. A política, também deu sua contribuição, com a idéia de lei, o surgimento do espaço político – a polis, estimulada por um pensamento públicoA Filosofia é grega
A Filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego.
Evidentemente, isso não quer dizer, de modo algum, que outros povos, tão antigos quanto os gregos, como os chineses, os hindus, os japoneses, os árabes, os persas, os