INTRODU O
A contabilidade é extremamente essencial na busca de um bom resultado tanto nas micros e pequenas empresas quanto nas grandes empresas, podendo-se observar que alcança melhores efeitos quando a um bom entendimento e controle geral de cada movimento dentro da empresa.
Por esse motivo desenvolver maneiras praticas para solucionar eventuais problemas torna-se necessário para não afetar o foco principal de cada empresa, independente de seu seguimento. Abordamos aqui em foco principal o Terceiro Setor que vem crescendo gradativamente, com atividades que buscam desenvolver o aprimoramento social nas comunidades, carece cada vez mais de instrumentos que as tornem uma atividade confiável diante a sociedade e o governo, e a Contabilidade como ciência social que é, possui esse instrumento, isto é, fornecer transparência as instituições do terceiro setor, e através dessa credibilidade, essas organizações poderão conseguir mais investidores para realizar a consecução de seus resultados.
Apresentaremos também como é basicamente o funcionamento de ONGs tomando como exemplo uma organização de nossa cidade. Temos como objetivo desempenhar e elaborar as atividades para um melhor direcionamento em relação ao crescimento e resultados precisos.
As demonstrações contábeis para o Terceiro Setor, tem alterações na nomenclatura de “lucro ou prejuízo do exercício” para ‘superávit ou déficit do exercício’. Toda a empresa deve possuir um controle de cada fato. Por isso a contabilidade traz importantes informações para um bom desenvolvimento.
CONCLUSÃO
Mesmo se inserindo em um setor sem fins lucrativos, estas organizações precisam de organização contábil. Benefícios como doações, serviços voluntários e isenção de tributos podem se transformar em grandes problemas quando não há uma correta administração contábil e financeira. Mas alguns administradores ainda acreditam que não é necessária a assessoria contábil assim como a