S O Bernardo
Conta a história de Paulo Honório, órfão, criado por uma negra doceira chamada Margarida, quando criança guiava um cego e vendia cocadas para conseguir algum dinheiro. Depois começou a trabalhar na roça até os dezoito anos. Nessa época ele esfaqueia João Fagundes, um homem que se envolve com a mulher com quem ele namorava. Então é preso e durante esse período aprende a ler com um sapateiro. Quando sai da prisão, (P.13). Paulo Honório pega emprestado com o agiota Pereira uma quantia em dinheiro e começa a negociar gado pelo sertão. Após conseguir juntar algumas economias, retorna a sua terra natal, querendo a fazenda São Bernardo, onde tinha trabalhado. Salustiano Padilha seu antigo patrão havia morrido.
(P.16) - Paulo Honório inicia uma amizade falsa com Luís Padilha, herdeiro de São Bernardo, um moço apaixonado por jogo, mulheres e bebida, e aos poucos Paulo consegue conquistar a confiança de Luís Padilha começa a ajuda-lo a financiar projetos que lhe levarão a falência financeira. Tendo sucesso em seu plano, Paulo consegue comprar a fazenda São Bernardo (P.26).
Com a ajuda de seu amigo Casimiro Lopes, Paulo Honório manda matar Mendonça, fazendeiro vizinho, e consegue expandir os limites das terras da São Bernardo. (P.34) Faz alguns empréstimos bancários e investe em máquinas e na plantação de algodão e mamona. Para escoar seus produtos, constrói estradas e passa a se dedicar cada vez mais ao trabalho e à fazenda.
Com a fazenda em ótima situação, Paulo Honório contrata Seu Ribeiro para cuidar das contabilidades, contrata Luís Padilha como professor e constrói uma escola para alfabetizar os empregados e agradar ao governador do Alagoas. Além disso, manda buscar a negra doceira Margarida, arranjando moradia para ela na São Bernardo.
Um dia percebe que precisa de um herdeiro e resolve se casar (P.59).
Conhece a professora Madalena e se casa com ela. (pedido P.89). (aceita P.93).
Após o casamento a moça e sua tia mudam-se para a