Introdu O
A arte da cirurgia estética facial está diretamente relacionada com a necessidade do homem de encontrar aceitação social e se expressar através da aparência. A história é repleta de evidências da obsessão do ser humano por modificar sua aparência com adornos ou alterações físicas, para criar uma identidade, uma mudança da auto-imagem buscando uma representação corporal mais atraente e agradável aos padrões sócio-culturais.
Podemos encontrar uma correlação direta entre alterações e adornos usados por tribos indígenas com jóias e acessórios socialmente aceitos na atualidade. A psicodinâmica que motivava o homem das eras primitivas a realizar alterações físicas em sua face e corpo é , em essência, a mesma que o motiva nos tempos modernos: criar uma interface que melhore a visão do mundo em relação ao ser humano - a procura da beleza.
O Conceito de Beleza
O homem tem se esforçado e se dedicado à tentativa de definir a beleza, percorrendo o caminho da filosofia, às construções matemáticas e aos estudos sociais ou biológicos. A fascinação e o estudo da beleza tem consumido nosssas emoções e pensamentos desde o começo da humanidade. Muitos mitos sobre a influência dessa força poderosa em nossas vidas foram estudados e analisados, confirmando sua influência incondicional no desenvolvimento do ser humano e seu sucesso.
Estudos relatam que, na sociedade atual, indivíduos considerados de aparência atrativa recebem tratamento preferencial na educação, no trabalho, processos legais e relações pessoais, com maior chance de se tornarem pessoas mais felizes, com maior sucesso profissional, econômico e afetivo, pois apresentam maior auto-estima e confiança, com maior bem estar psicológico.
Vermeer - Moça com brinco de pérola
A Face na Representação da Imagem Corporal
Na constituição da imagem corporal e suas características, a face representa uma região de fundamental importância pois é o principal instrumento das interações humanas com o mundo. A aparência facial não