INTRODU O
Quando se trata de balança, dois termos vêm à mente: massa e peso. Eles são geralmente usados como sinônimos devido ao senso comum. Todavia, o rigor exige a diferenciação de ambos. A balança, estritamente, determina a massa e não peso.
Podemos observar suas notáveis evoluções. Dada a sua origem no Antigo Egito, a balança teve como característica a existência de dois pratos por cerca de 40 séculos. Desde a Antiguidade, a balança sempre encontrou emprego nas áreas comerciais e econômicas de diversos povos. No século XVI, com o renascimento da tecnologia química, apareceram as primeiras grandes obras neste campo, onde a inserção da balança em atividades de pesquisa e o rigor em seu emprego começaram a tomar forma.
Usadas em diversas práticas de laboratório, a balança se tornou indispensável para práticas de medidas
O desvio médio é uma medida da dispersão dos dados em relação à média de uma sequência, o “afastamento” em relação a essa média. Esta medida representa a média das distâncias entre cada elemento da amostra e seu valor médio.
O desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. Ele mostra o quanto de variação ou dispersão existe em relação à média (ou valor esperado). Um baixo desvio padrão indica que os dados tendem a estar próximos da média, um desvio padrão alto indica que os dados estão por uma grama de valores.
O desvio padrão define-se como a raiz quadrada da variância. É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão.
2- Objetivo
3- Materiais
Balança Digital Welmy, modelo 104ª
Balança Analógica
4- Procedimento
Com o auxilio de duas balanças, uma digital e outra analógica, foi pesado os 26 alunos do curso de Licenciatura em Química da UENF, cada aluno organizou-se em duplas para auxilio nas pesagens.
Pesou-se cada aluno individualmente, em triplicata, na balança digital e na balança analógica, anotaram-se os valores obtidos e fez se a média de cada Aluno.
Mediu-se também a altura de cada aluno usando o