Introdu o
O objetivo da experiência foi de representar resultados numéricos e incertezas de medidas em gráficos Monolog e Dilog. Encontrar parâmetros de funções que melhor se ajustam aos resultados experimentais. Elaborar dois gráficos com escalas lineares (com títulos, barras de erros, grandezas e unidades; utilizar o máximo da área disponível). Traçar retas que melhor se ajustam aos pontos visualmente. Avaliar os coeficientes lineares e angular a partir dos gráficos (comparar aos obtidos com regressão linear).
A partir disso utilizamos escalas logarítmicas, em que varia de tamanho, diferença de valor é a mesma, pois, a distância de um para o outro corresponde o “ log”, não existindo assim o valor 0 , começando a partir do valor1. Nesta escala as décadas variam de ordem e grandeza, onde os intervalos são divididos em 10 décadas, em que aumenta cada uma aumenta a grandeza na escala logarítmica, apropriado quando a dependência entre as grandezas é do tipo: y(x) = AxB ( Dilog) , onde A e B são constantes. ou y(x) = ABx ( Monolog) , onde A e B são constantes.
Através do Dilog e Monolog, utilizamos as seguintes formulas: y(x) = CABx (Monolog) log[y(x)] = log [CABx] log[y(x)] = log C + log [ABx] log[y(x)] = log C + log Bx [A] log[y(x)] = b + ax (análoga à equação da reta)
y(x) = AxB (Dilog) log[y(x)] = log [AxB] log[y(x)] = log[A] + log (xB) log[y(x)] = log[A] + B log(x) log[y(x)] = a + b log(x)
Coeficiente angular: b=log(y2)- log(y1)/ x2-x1
Regressão Linear: y = a +bx
Descrição Experimental
Utilizamos os dados nas seguintes tabelas, para calcular os pontos a serem marcados nos gráficos, bem como suas incertezas. Para a primeira tabela, o gráfico foi construído no papel monolog, e a segunda tabela, no papel dilog.
Tabela 1: Diferença de potencial, U, nos terminais de um capacitador em função de tempo, t :
U(μV)
T(ms)
3,6± 0,7
5±1
8,0±0,8
15±4
14,0±1,5
20±5
31,0±3,0
30±8
80,0±8,0
41±10
180,0±8,0
50±12
270,0±27,0
55±13