relat rio de est gio novo conte do
a) A empresa:
A Alliance Ambiental atua no mercado como empresa gerenciadora de resíduos para a indústria petrolífera, com ênfase nos serviços offshore. Fundada em 2009 e com sede em Duque de Caxias, a empresa possui três bases de operações, duas (Duque de Caxias e Itaboraí) voltadas para o armazenamento temporário e a segregação de alguns resíduos antes de executar a destinação final e uma para armazenamento de NORMs (Naturally Occurring Radioactive Materials), que são resíduos radioativos extraídos durante o processo de perfuração dos poços de naturais de petróleo. Esse último tipo de resíduo fica armazenado na base sem previsão de descarte, diferente dos demais resíduos, pois é necessário fazer o acompanhamento do nível de radiação emitido para quando este resíduo estiver em condições não radioativa, com base nas legislações impostas pelo CNEN, ser feita a destinação final do mesmo.
Com certificações em ISSO 9001 e ISSO 14001, a empresa tem como intuito centralizar todas as responsabilidades da parte de resíduos das empresas responsáveis pelas operações de perfuração. Assim tendo que cumprir com: A baixa exposição ao risco ambiental, soluções sensatas de destinação final, precisão documentas e dados consistentes etc.
b) Setor de trabalho:
O DQSMS (Departamento de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança) é o setor responsável por melhorar continuamente a qualidade dos serviços prestados e ao mesmo tempo, manter um alto nível de segurança e proteção do meio ambiente.
Responsável por avaliar os fornecedores (que recebem os resíduos para destinação final ou que fazem os transportes dos resíduos), o departamento conta com uma equipe que faz a avaliação de cada fornecedor in loco, antes de utilizar dos serviços das empresas, para saber se as empresas estão em condições para realizar as operações com total segurança. Além disso, na visitação é cobrada a cópia dos documentos exigidos por lei.
Dentro do setor é feito a inspeção de documentos dos