Hadot Diz Que S Crates Um Questionador E Formador De Opini Es Coerentes
1084 palavras
5 páginas
Hadot diz que Sócrates é um questionador e formador de opiniões coerentes, aliás, reformulador de opiniões ou confrontador de ideias, pois o mesmo tinha a característica em pegar um pensamento exposto e Dalí tirar suas conclusões e concepções sobre determinado assunto, questionando e instigando o povo a pensar nas várias possibilidades Sócrates principia por interrogar Agatão perguntandolhe se o amor é desejo do que se possui ou de que não se possui. Se é necessário admitir que o Amor é desejo do que não se possui, e se o amor é desejo de beleza, não se deve concluir que o amor não pode ele próprio ser belo, uma vez que não possui beleza? Depois de ter obrigado Agatão a admitir essa posição, Sócrates deverá igualmente expor sua teoria do Amor, mas referindose a quem o fez compreender o tema do Amor, Diotima, a sacerdotisa de Mantineia, em uma conversa que teve alhueres com ela.
Marcondes por sua vez, também faz tal afirmação:
O julgamento e a morte de Sócrates marcaram profundamente seus contemporâneos e muitos de seus discípulos e companheiros escreveram relatos e testemunhos desse episódio, em que o filósofo confronta o Estado, em que suas ideias se insurgem contra as práticas políticas da época, em que a necessidade de independência do pensamento é explicitada e discutida pela primeira vez em nossa tradição.
No texto "Apologia de Sócrates" vemos claramente o próprio utilizando das opiniões e acusações para se defender e fazer confrontações das ideias que fizeram dele.
simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa. Em verdade, nem conviria que eu, nesta minha idade, me apresentasse diante de vós, ó cidadãos, como um jovenzinho que estuda os seus discursos. E, todavia,