Introdu O
A manutenção é importante para qualidade total da produção, como os esquemas de manutenção evoluíram ao longo da história. O conceito de manutenção, os serviços de rotina e periódicos, assim como os tipos de manutenção, assim desde a preventiva a preditiva.
Manutenção é fundamental nesses nossos tempos de economia globalizada, ou seja, alguns serviços são essenciais para uma produção globalizada, onde a manutenção é uns desses serviços. Porque se as maquinas não estiverem funcionando bem e as fábricas estiverem bem organizadas, não será possível produzir dentre as metas planejadas, a globalização tem uma série de exigências como defeito zero, produção em dia, sem atrasos, custos mínimos e o principal, clientes satisfeitos. Todo para conquistar novos mercados, onde a manutenção é fator principal para conseguir alcançar todas essas metas.
Nos últimos 20 anos, a preocupação com a manutenção cresceu muito, tanto os empresários, os técnicos e os operários, começaram a procurar maneiras de melhorar o desempenho das maquinas, dos homens e dos serviços, assim melhorando a manutenção das fabricas, fui assim que nasceu o conceito moderno de manutenção.
De modo a se tornarem mais competitivas, as empresas necessitam que as funções básicas representadas pelos diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes na busca de status de excelência ou classe mundial (MIRSHAWKA, 1993).
O objetivo deste trabalho é investigar e apresentar como deixar a empresa em condição de alcançar todas as suas metas, seguindo os requisitos de manutenção preventiva a preditiva. A manutenção tem relação direta com dois componentes importantíssimos para qualquer produto, o preço e prazo, tanto um quanto outro dependes que as maquinas funcionem sem falhas e desperdícios.
O tema proposto pode ser justificado por falta de gerenciamento nos processos e da manutenção das maquinas, assim resultam em perdas e redução no desempenho da fábrica (LJUNGBERG, 1998). Para ter