Influência Social
O processo de influência social ocorre no contexto dos grupos socias como a família, a escola, etc…; e é uma consequência da interacção social/vivência em sociedade.
Esta designa-se no processo pelo qual as pessoas modificam, afectam os pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos de outras pessoas, não tendo de ser intencional ou deliberado, ou seja, podemos não ter consciência de que o fazemos.
O tipo de influência mútua que os membros de um determinado grupo social exercem entre si designa-se por interacção grupal. “Para a psicologia social, a influência é uma dimensão normal das relações humanas. Designa simplesmente o facto de mudarmos de opinião ou de crença quando conhecemos as opiniões ou crenças de outras pessoas. Refere-se designadamente ao facto de os indivíduos muitas vezes se conformarem às ideias partilhadas pela maior parte dos elementos de um grupo de que fazem parte. (…) Além disso, tenta compreender como é que acabamos por sucumbir face a ideias a que anteriormente tínhamos resistido com energia. A influência é, em psicologia social, um mecanismo elementar que domina inúmeras situações e que ultrapassa largamente os fenómenos de sugestão, dominação ou fascinação.”
Processos de Influência entre indivíduos
A influência social manifesta-se em três processos que influenciam o nosso comportamento: normalização, conformismo e obediência.
Normalização
É através do processo de socialização que integramos um conjunto de normas, isto é, regras básicas que regulam o nosso comportamento, estabelecendo o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações, apresentando modelos de conduta.
É graças ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados, sendo bastante vantajoso para prever o comportamento dos outros.
No início da sua investigação Milgram pediu a estudantes universitários para que se aproximassem de alguém no metro e pedissem para se sentar no seu