Influencia social
______________________A Professora:
_______________________ |
Resumo das págs. 183 à 198 do manual
Influência Social As nossas aprendizagens sociais provêm de diferentes grupos da sociedade: a família, a escola… Deste modo, podemos integrar normas, valores, atitudes e comportamentos considerados desejáveis pela sociedade, o que nos permite chegar à conclusão que todas as pessoas que vivem numa sociedade são influenciadas umas pelas outras. A este tipo de convivência designamos de interação grupal (influência mútua que os membros de um grupo exercem entre si).
Quantas vezes mudamos as nossas opiniões ou crenças quando conhecemos as opiniões ou crenças dos outros?
Uma mudança de comportamentos, valores ou opinião pode acontecer quando os indivíduos muitas vezes se confrontam com ideias partilhadas pela maioria do grupo no qual estão inseridos.
Depois disto, já conseguimos obter uma definição de influência social: - processo pelo qual as pessoas modificam, afetam os pensamentos, os sentimentos, as emoções e os comportamentos de outras pessoas.
14. Processos de influência entre indivíduos A normalização, o conformismo e a obediência são os três processos que se manifestam na influência social. Normalização Através do processo de socialização, integramos um conjunto de regras que regulam os nossos comportamentos, dos mais simples aos mais complexos. As normas são regras sócias básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento. As normas definem o que é ou não é desejável ou conveniente num grupo social, apresentando modelos de conduta.
É graças ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados, o que é uma vantagem, pois permite-nos prever o comportamento dos outros indivíduos e que