Influência social
Licenciatura em Sociologia |
Índice I. Introdução
II. Influência Social
1. Conformismo 2. Normalização 3. Inovação 4. Obediência
III. Anúncios publicitários
IV. “Top 10” do desenvolvimento de um culto
V. Fenómeno de “framing”
VI. Evidências empíricas da influência social
VII. Conclusão
VIII. Referência Bibliográficas
I. Introdução
Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da unidade curricular de Psicologia Social, pelo professor José Azevedo, com o intuito de perceber os processos de influência social e aplicar esses conhecimentos em situações do quotidiano.
Comecei por tentar explicar a influência social no seu geral como forma de introduzir a matéria. Segue-se o top 10 das etapas mais importantes do desenvolvimento de um culto. Este trabalho inclui também informação sobre o efeito de “framing”, cinco anúncios publicitários e as evidências dos efeitos da influência social.
II. Influência Social
Antes de mais, podemos começar por definir influência social. A influência social é o ato de levar um indivíduo ou um grupo de indivíduos a fazerem algo que a outra pessoa não faria ou mudar de opinião, sendo uma das bases que define os nossos comportamentos. Na influência social há uma fonte, de onde parte a influencia, e um alvo que é o influenciado. Podemos dizer que existe influência entre pessoas sempre que o comportamento ou a presença de uma outra pessoa é capaz de provocar alterações no comportamento dessas mesmas pessoas.
O objetivo da Psicologia Social neste sentido é, compreender e explicar como é que o pensamento, o sentimento e o comportamento dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginária ou implícita de outras pessoas.
Um processo de influência social é um conjunto de fenómenos pelos quais as pessoas, em interação umas com