Influencias sociais
Influências sociais
Normalização
Influências sociais
• O meio social tem grande importância no modo como percepcionamos o mundo, como o interpretamos e como reagimos às variadas situações.
• Através do processo de socialização interiorizamos um conjunto de regras e de normas vigentes da sociedade onde estamos inseridos, influenciando os comportamentos, desde os mais simples, aos mais complexos, de uma forma muitas vezes inconsciente, uma vez que interiorização dessas regras torna-se tão natural que os indivíduos não se apercebem da forma como elas influenciam os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Normas
• Regulam, nas sociedades, as relações interpessoais e definem o que é, ou não desejável, o que é ou não conveniente e, por isso, apresentam modelos sociais de comportamento onde se estabelecem os padrões de avaliação das acções das pessoas.
• As normas podem ser, por isso definidas como regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer. “As normas são uma expressão da influência social”
•
É graças ao conjunto de normas que os comportamentos são uniformizados, o que nos permite saber o que esperar dos outros e os outros saberem o que esperar de nós, possibilitando a previsão dos comportamentos. O processo de adaptação ao meio social deve-se também às normas: a construção da identidade do grupo social é conseguida precisamente pela uniformização das atitudes e comportamentos do grupo. A ausência de normas traduz-se na desorientação e angústia do grupo e cria-se uma tendência a elaborá-las, procurando a coesão.
Normalização
• Considera-se o processo de criação de normas explícitas, reconhecidas colectivamente de modo a prevenir os comportamentos desviantes, eliminando-os quando eles se manifestam. Indicam os limites que não podem ser ultrapassados socialmente, de modo a assegurar a coesão e o equilíbrio sociais.