Influencia social
A influência social constitui-se como um dos assuntos mais valorizadas na psicologia social, podendo-se mesmo pesar que é um dos pilares desta disciplina. Neste trabalho optou-se por uma abordagem sucinta e clara, sobre os seus conceitos.
Todos nós vivemos constamos numa sociedade, logo, integrados em diferentes grupos sociais, e é neste âmbito que agregados como a família, a escola e os amigos fazemos as nossas aprendizagens. Neste contexto integra-mos atitudes, normas, valores, comportamentos considerados desejáveis na sociedade a que pertencemos, este procedimento designa-se processo de socialização.
Podemos encarar a influência social, quando o comportamento de alguém é em função do comportamento de outrem fazendo com que este mude de opinião ou execute uma ação que de outro modo não executaria, ou seja, quando um indivíduo é influenciado por outro. Este processo decorre da própria interação social, não tendo de ser intencional ou deliberada.
A influência mutua que os membros de um grupo exercem entre si apelida-se por interação grupal.
Contudo, é de assentar que não é necessária a presença física do “agente influenciador”, esta presença pode ser apenas imaginária, pressuposta ou antecipada. Como o caso da publicidade, que desempenha uma influência de enorme impacto no consumidor e nos seus comportamentos, sem nunca estar fisicamente presente, assumindo-se contudo, no imaginário de cada um e nos seus atos.
Processos de influência entre indivíduos: Influência social pronuncia-se em três grandes fações: Normalização, conformismo e obediência.
Normalização
As normas são regras sociais básicas que orientam o comportamento humano e estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações, definindo o que é desejável ou não desejável, o que é conveniente ou não conveniente socialmente.
É apartir do conjunto de regras que a conduta dos indivíduos de um dado grupo social são uniformizados, o que é uma vantagem,