Ética
A questão central da Moral e ética é: “Como devo agir perante os outros", ou seja, diz respeito a nossa postura como seres humanos. A ética estuda, analisa, reflete sobre o comportamento humano e é refletida através do mesmo em seu dia-a-dia. A ética determina o que é bom, tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Ter ética é ter caráter, é ter moral, cujo qual designa o modo de agir.
Infelizmente, com o sistema capitalista, o que impera é o lucro, ganhar dinheiro, não importando se isso vai ferir o direito de alguém, por exemplo, ou seja, lucro: custe o que custar. Amizades, parentesco e afetos não ganham importância diante do lucro a qualquer preço. “Amigos, amigos, negócios a parte".
Com o capitalismo, muitas empresas não se importam, se o que produzem ou como produzem, vão prejudicar o meio ambiente, mesmo a natureza dando sinais de esgotamento; já que o desejo de enriquecer e de consumo exacerbado exige uma exploração desenfreada dos recursos naturais escassos. Não há realmente lugar para a ética.
A ética sem a economia pode resumir-se a um discurso de boas intenções e pregação de moral sem conseqüências práticas para a vida das pessoas e do planeta, porque querendo ou não, a economia gera trabalho e as pessoas necessitam dele para a sua sobrevivência; e a economia sem ética volta-se contra a natureza e a humanidade, como já comentado anteriormente. Aumenta pobreza nos países ricos, cresce o número de desempregados, até mesmo para os mais qualificados, a natureza pede socorro. Mas a sociedade está em alerta e os consumidores estão atentos ao papel social de executivos e empresários. Muitas pessoas estão suplicando por um mundo melhor, e é crescente a consciência de que o lado espiritual, ético e