Ética
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que orientam o comportamento humano na sociedade, a palavra ética vem do grego ethos que quer dizer caráter ou modo de ser de uma pessoa. A ética existe para trazer o equilíbrio e um bom funcionamento para a sociedade, embora a ética se pareça com as leis, ela na verdade está relacionada com um sentimento de justiça social. Ela está fundamentada com base nos valores históricos e culturais.
Segundo a filosofia a ética é um ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
HISTÓRICO
A ética na antiga Grécia
Historicamente, a idéia de Ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C por Sócrates e seus discípulos, principalmente Platão e Aristóteles.
Segundo Platão o indivíduo por si só não pode se aproximar da perfeição tornando assim necessário a comunidade "torna-se necessário o Estado ou Comunidade política. O Ser humano é bom enquanto bom cidadão. A Idéia do Ser humano se realiza somente na Comunidade. A Ética desemboca necessariamente na Política"1
Segundo Aristóteles o único ser puro é Deus e o Ser humano precisa se esforçar para se melhorar e se realizar e chegar a felicidade ou o bem absoluto. Embora a ética segundo Aristóteles se confunda um pouco com moral, sua visão também nos mostra que da mesma forma que Platão o Ser humano também precisa da comunidade para se realizar, mas também deve haver um esforço íntimo.
A ética medieval
Muito tempo se passou os ideais de ética ficaram perdidos no passado e em um momento que o mundo se via em uma época obscura, novamente se buscou esses ideais criando assim a ética medieval.
A ética medieval foi desenvolvida principalmente por Santo Agostinho e São Tomas de Aquino.
A ética segundo os ideais de Santo Agostinho nos lembra em muito a ética segundo Platão, porém mais voltada para o lado religioso. Santo Agostinho acreditava que o Ser humano é uma alma que abita um corpo e que precisava seguir as