O que é sociologia
A sociologia é mais do que uma simples análise e reflexão sobre a sociedade moderna, dos diferentes interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais que a compõem. As explicações sociológicas sempre tiveram intenções práticas e o desejo de intervir na sociedade.
Capítulo primeiro: O surgimento
A sociologia surge por volta de 1830 como resultado do questionamento e estudo de vários pensadores que se empenharam em entender as novas formas de pensar e agir das pessoas que viviam no século XVIII. Época em que a sociedade estava passando por profundas transformações econômicas, políticas e culturais, quando o feudalismo está em decadência e o capitalismo está ganhando força pela Europa. O século XVIII ficou marcado pelas revoluções industrial e francesa, que instalaram definitivamente o capitalismo como modo de viver.
As Revoluções industrial e francesa introduziram novas formas de organizar as atividades sociais, o que traumatizou milhões de pessoas que estavam acostumadas a viver de um jeito e foram obrigadas a abandonar suas atividades habituais para sobreviver ao novo sistema. Como exemplo de mudanças ocorridas nas atividades sociais, o autor sita a desaparição de pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de longas jornadas de trabalho a mulheres e crianças com salários inferiores ao masculino, etc. O surgimento do proletariado foi sem dúvida o fato mais importante que aconteceu com a instalação do capitalismo, por causa de seu papel na sociedade capitalista.
A sociologia inexistia nas relativamente estáveis sociedades pré-capitalistas, pois as mudanças que aí se verificavam não chegavam a colocar a sociedade como “um problema” a ser