Influencia Social
Garcia-Marques destaca os estudos de Sherif e Asch como essenciais na constituição do conceito de influência social, tendo servido de modelo para os estudos seguintes de Milgram e Moscovici. A motivação desses estudos não se fundamenta apenas na busca de uma definição do fenômeno em si, mas principalmente, na investigação dos problemas criados para estudá-lo, os quais não refletem apenas o seu interesse substantivo, refletem também a sua relevância para a compreensão dos processos subjacentes aos paradigmas experimentais mais conhecidos.
As primeiras tentativas de procurar bases mais firmes e objetivas para o fenômeno da influência social foram feitas por Allport e Sherif. Allport (1924) realizou uma pesquisa experimental que demonstrava uma tendência dos indivíduos a expressarem julgamentos menos extremistas e mais conservadores na presença de outros, do que isoladamente.
Para Aronson (2003) existem dois tipos de influência, quais sejam, influência informativa e a influência normativa.
A influência social informativa afirma que conformamo-nos porque acreditamos que a interpretação da situação ambígua que os outros fizeram é mais precisa do que a nossa e nos ajudará a escolher o curso de ação apropriado, ou seja, a influência dos outros leva-nos a nos conformarmos porque vemos neles uma fonte de informação para nos