Paisagem Urbana: Campo grande em Salvador, Bahia
ARQUITETURA E URBANISMO FERNANDO FERNANDES
PAISAGENS URBANAS: Campo Grande
SALVADOR, 2012
UNIVERSIDADE SALVADOR
ARQUITETURA E URBANISMO
FERNANDO FERNANDES
PAISAGENS URBANAS: Campo Grande
Trabalho apresentado à disciplina de Estética, ministrada pela professora Najila Lucrecia.
SALVADOR,
2012
INTRODUÇÃO
Campo grande é um dos bairros da capital bahiana. Surgido no inicio do século XIX em torno da praça de mesmo nome, que primitivamente foi denominada como Campo de São Pedro. Somete a partir do século XIX passou por uma série de transformações urbanas, sendo ricamente ornamentada que é ostentada até hoje. O bairro constitui-se em um dinâmico centro cultural, nomeado devido à presença de instituições como o Tetro Castro Alves (TCA) e o teatro Villa Velha, de importantes colégios e de associações como a Casa d’itália.
BREVE COMENTÁRIO DO CAPÍTULO IMAGO URBIS
A arquitetura é tudo: todas as coisas em torno, rearticuladas em novos contextos segundo a experiência, o imaginário e a memória. A arquitetura, como diz Aldo Rossi, é “o instrumento que permite a um fato ocorrer”. Através dela podem ocorrer outros eventos - é como se o arquiteto desenhasse construções que preparem um acontecimento. A trama de momentos que constitui a alma da arquitetura. E como integrar isso ao projeto? A arquitetura é o lugar em que, simplesmente, se desenrola a vida. Dissolvida nos momentos e lembranças só pode ser recuperada como uma relação entre as coisas. É isso que busca o projeto.
Segundo Rossi, lugares irrepresentáveis colocam um dos problemas fundamentais da construção: o da medida. Eles parecem escapar ao projeto – encontram-se no “ponto limite da arquitetura”.
A arquitetura da cidade: levada para além de si própria, dissolvida em todas as coisas e lugares. Integra desenho, projeto e